O grupo de hackers Anonymous apareceu nas manchetes de todo o mundo ao alegar que a NASA estaria prestes a anunciar a existência de evidências que confirmariam a vida extraterrestre. Pelo visto, o ciberativismo do grupo vai muito além de política e causas sociais.
É uma declaração corajosa, mas aparentemente sem muita base. Os Anonymous não parecem possuir nenhuma nova evidência para sustentar as suas alegações. O vídeo mais recente publicado pelo grupo fala apenas das novas descobertas do telescópio espacial Kepler de 219 a respeito de novos planetas fora do nosso Sistema Solar.
Thomas Zurbuchen, administrador associado da direção da missão científica da NASA, parece bastante feliz com as descobertas do Kepler. “Tendo em conta todas as diferentes atividades e missões que procuram especificamente evidências de vida extraterrestre, estamos à beira de fazer uma das descobertas mais profundas, sem precedentes, na história”, disse o cientista.
Aparentemente, os Anonymous tomaram o testemunho empolgado de Zurbuchen, realizado durante em uma audiência do governo dos EUA em abril, juntamente com os dados do telescópio e outras declarações mais antigas como uma evidência forte de que “algo está acontecendo”.
Mas conhecendo o histórico de declarações da NASA, essa atitude parece ser no mínimo precipitada.
Será mesmo que o grupo de hackers descobriu um enorme segredo e estamos mesmo próximos de uma revelação que vai mudar a nossa sociedade para sempre? Tudo indica que não. É certo que a declaração de Zurbuchen soa bem otimista, mas afirmações semelhantes são feitas por cientistas para praticamente todas as descobertas recentes – basta lembrar da empolgação da NASA com o anúncio da existência de água líquida em Marte.
Além disso, o telescópio espacial Kepler, que foi lançado ainda em 2009, já descobriu mais de 4.000 candidatos de planeta fora do nosso Sistema Solar, incluindo aqui 30 planetas de tamanho similar à Terra que estão localizados nas zonas habitáveis de suas estrelas. Embora as descobertas sejam interessantes e animadoras, até o momento não oferecem nada realmente revolucionário a respeito da existência de vida no espaço.
No próximo ano, a NASA lançará o Telescópio Espacial James Webb – um caçador de planeta ainda mais sensível – que será capaz de detectar as impressões químicas de água, metano, oxigênio, ozônio na atmosfera de um exoplaneta – algo que vai ajudar os cientistas a analisar as suas descobertas com mais detalhes.
Neste sentido, os Anonymous estão certos de certa maneira. A NASA realmente está avançando em suas pesquisas, desenvolvendo ferramentas mais precisas que podem sim, a qualquer momento, encontrar novas evidências a respeito da vida extraterrestre. A questão é que isso ainda não aconteceu, e não temos como saber quando vai acontecer.